sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago

O escritor português, nobel de literatura, José Saramago faleceu nessa sexta-feira, aos 87 anos, em sua casa nas Ilhas Canárias. Autor de obras primas como Ensaio sobre a cegueira, O Envangelho segundo Jesus Cristo, As intermitências da Morte e, seu último e controverso romance, Caim, publicado em 2009, Saramago era reconhecidamente cético, pessimista e um eterno combatente do que ele considerava as grande injustiças do nosso tempo, entre elas os grandes poderes econômicos e a Igreja.

"Não sou pessimista, o mundo é que é péssimo", afirmou o autor certa vez em uma entrevista em São Paulo (2005). Saramago também era um crítico da democracia e seu status de inquestionável credibilidade atual, não obstante ser uma democracia "sequestrada, condicionada, amputada", cujo o poder do cidadão limita-se a um simples sim/não a este ou aquele governo, uma vez a cada período de tempo (ver vídeo).

"Estamos afundados na merda do mundo e não se pode ser otimista. O otimista, ou é estúpido, ou insensível ou milionário", disse Saramago em 2008. Em seu vídeo para o programa Janela da Alma (versão em português; versão em espanhol) o autor comenta sobre a poderosa máquina que nos leva a nos comportar de forma acrítica, a sermos levados pelas cada vez mais mirabolantes e rasas fantasias da modernidade, a saciar nossos 'desejos' com mais e mais bens de consumo, supérfluos e descartáveis. Saramago fala de uma ditadura econômica, mais rasteira ainda que as ditaduras políticas e militares, porque atua de forma tácita e  através do nosso próprio 'consentimento'.

Hoje o mundo perdeu um de seus grandes combatentes críticos. Não é à toa que, desde esta fria madrugada, cai ininterruptamente uma chovizna melancólica aqui em Santiago. Saramago, entretanto, segue, imortalizado em suas idéias.

5 comentários:

  1. Grande Bruno, também sou fã do velho Saramago.
    Tudo de bom para você por aí.
    Beijão,
    Tio Gô.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tio Aloísio!

    A verdade é que perdemos um dos grandes, não é mesmo? Entretanto, acho que ao fim e ao cabo é como dizem por aí: vai-se o homem e ficam as idéias. O que me leva a pensar que, não obstante nossa indiscutível perecibilidade, alguns de nossos atos, os mais belos, são imortais!

    Muito bom te ver por aqui, apareça mais vezes para que discutamos algumas de nossas próprias idéias!

    Deixo também algumas palavras de Saramago, para serem saboreadas. De fã para fã!

    Um grande abraço,
    Bruno

    "A consciência moral, que tantos insensatos têm ofendido e muitos mais renegado, é coisa que existe e existiu sempre, não foi uma invenção dos filósofos do Quaternário, quando a alma mal passava ainda de um projecto confuso. Com o andar dos tempos, mais as actividades de convivência e as trocas genéticas, acabámos por meter a consciência na cor do sangue e no sal das lágrimas, e, como se tanto fosse pouco, fizemos dos olhos uma espécie de espelhos virados para dentro, com o resultado, muitas vezes, de mostrarem eles sem reserva o que estávamos tratando de negar com a boca"
    Ensaio sobre a cegueira (pgs 16,17)

    ResponderExcluir
  3. Hola Bruno. Sy Jorge, de Chaco.

    Suelo pasar por este blog y leer lo que escribis, está siemre bueno y es ciertamente interesante. Muy buenos artículos, se ve que los pensas bochatambién leí la crónica de tu viaje, si queres leer la del mio pasate por mi blog. Nos estamos viendo, y acordate de avisarme si te vas para el Machu Pichu.

    Un saludo gtandr. suerte


    Jorge

    ResponderExcluir
  4. Hola Jorge!! Cómo estás?

    Che, me alegro muchísimo em saber que vos sos un lector de mi blog!

    Pasé por tu blog y lo encuentré buenísimo. Lindas las fotos de tu travesia por Grecia y Francia, pero más que nada fueron los pensamientos que las acompañan que me encantaron! Pongo acá el link como sugerencia, si a alguien le interesa las fabulosas lineas del doctor Mono.

    http://lineasdoctormono.blogspot.com/

    Mi amigo, sí voy a Macchu Picchu. Apenas esta última semana supe que tendría el presupuesto para hacerlo, de manera que te enviaré un correo hoy con todos los detalles del viaje. Ahí nos ponemos de acuerdo! Nos estamos viendo.

    Abrazos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Gostei muito do seu blog e estou lhe fazendo uma visita para prestigiá-lo. Eu gostaria muito de fazer uma divulgação do seu blog no meu blog de parceiros. Basta você digitar um texto bem bacana sobre o seu blog, e me enviar por e-mail. Qualquer dúvida sobre o texto, leia algumas postagens do meu blog de parceiros para se inspirar.Também ficarei muito feliz se você quiser fazer parceria. Marquei estrela e também adicionei o seu blog no bookmarks do blogblogs. Conto com a sua visita nos meus blogs. Abraço!!

    http://wwwrudamon.blogspot.com (o www é sem ponto mesmo)
    http://parceirosrudamon.blogspot.com
    http://rudamon.blogspot.com


    e-mail/msn:
    demetrioguimaraes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir