sábado, 19 de março de 2011

Madrugada



"(...) Porque se chamavam homens
também se chamavam sonhos
e sonhos não envelhecem(...)"

(Clube da Esquina nº 2  - Lô Borges, Márcio Borges e Milton Nascimento)


Para mim a madrugada sempre representou a liberdade. Nessa hora misteriosa em que todas as pessoas normais se rendem ao sono, levando consigo ao recolhimento incólume de seus leitos seus personagens, máscaras e engrenagens cotidianos; nesse momento, passada a esquina da meia-noite, como diria Gabriel García Márquez, surge a possibilidade do surpreendente, do inacreditável, do impossível. Caem as máscaras, mudam-se as personagens e o homem de negócios torna-se o pierrot que se ilude com a incansável dança dos perfumes, imaginando descer vagarosamente à cintura de sua amada, mesmo sabendo que talvez nunca o fará. E a trabalhadora, ao entrar na roda torna-se Oxum, vaidosa Deusa africana, fazendo subir o amor dos homens que em seu entorno a cobrem de adornos e propostas sensuais.

A madrugada é o instante em que o sonho vence o laborioso pragmatismo da realidade e a fantasia pode tomar conta, fazendo a humanidade brotar novamente no homem. Eu, que sempre fui de sonhar acordado, prefiro sair por aí, celebrando uma liberdade que muitas vezes nem existe, em meio a insensatos delírios sobre o que fazer com ela. Como o rei de As Mil e uma Noites, é das histórias noturnas que retiro a energia que combate as atrozes decepções da luz do dia. É recomeço. Ponto de partida..

"Quem nasce lá na vila,
nem sequer vacila
ao abraçar o samba
que faz dançar os galhos do arvoredo
e faz a lua nascer
mais cedo"
(Feitiço da vila - Noel Rosa)

2 comentários:

  1. Santiago también tiene mágicas madrugadas... de esas que nos permiten soñar despiertos mientras el mundo duerme, que nos hace dueños de nuestras ciudades a través de nuestras caminatas nocturnas y que, tal como dices tú, nos entrega una libertad que en cualquier otra hora del día no es posible palpar.

    El único reparo que le tengo a las madrugadas de pensamientos y conversaciones profundas, observando que la vida no se detiene jamás, es que después de ser vencido por el implacable cansancio físico y despertar a la mañana siguiente, me queda una sensación de que al dormir sólo pierdo valioso tiempo de conocer el mundo...

    Muchos cariños nocturnos

    ResponderExcluir
  2. Verdad! Es una battalla perdida por lo siempre.. Así que no podemos deternos y dejar de utilizar el tiempo que de hecho nos está disponible!!

    Saudade das noites de Santiago!!

    Muchos cariños mi conocida anonima!

    ResponderExcluir